MincePie!
Hoje nossa receita é muito Natalina! :)
Vou te ensinar a fazer as famosas Mince Pies, uma tortinha muito tradicional dessa época do Natal aqui na Europa!! Eu experimentei a mince pie pela primeira vez quando vim passar o Natal aqui na Irlanda!!
Conhecendo a cultura do meu marido, percebi que quase todos os dias nessa época do Natal eles tinha essa tortinha na mesa, junto com o chazinho da tarde! Quando experimentei achei muito gostosa e diferente…toda vez que tento explicar o sabor da mince pie, acabo comparando com panetone haha, então é como se fosse uma tortinha de panetone.. é muuito gostoso!!
A mince pie é uma torta doce de origem inglesa, recheada com uma mistura de frutas secas e especiarias chamada “mincemeat” , que é tradicionalmente servida durante a temporada de Natal em grande parte da Europa.
Mas o engraçado é que o nome “mince Pies” quando traduzimos ao pé da letra, são chamadas de “tortas de carne moída”, quando experimentei pela primeira vez, não entendi nada, por que chamar de torta de carne, uma torta de frutas?!!
Mas o negócio é que no século 18 e 19 essa tortinha era feita de carne moída que inglês é chamado de “mincemeat” que é o nome do recheio da torta, daí vem o nome “mince pie” . Foi só no final do período Vitoriano e no início do século 20 que as tortas de carne moída perderam a carne e passaram a ter recheios de frutas .
Eles mudaram o recheio, mas esqueceram de mudar o nome haha!
Eles foram feitos com 13 ingredientes para representar Jesus e seus discípulos e eram todos simbólicos para a história do Natal. Além de frutas secas como passas, ameixas e figos, incluíam cordeiro ou carneiro para representar os pastores e especiarias (canela, cravo e noz-moscada) para os Reis Magos.
Você pode encontrar o recheio já pronto por aqui e apenas rechear sua massinha caseira, ou melhor ainda, você pode fazer o seu próprio recheio, que tradicionalmente é feito com “banha de porco” deixando “curtir” no conhaque por 24h antes de utilizar, mas aí precisa de um pouquinho de paciência e tempo, por isso, vou te ensinar uma versão mais moderninha e muito mais fácil de fazer, onde você pode usar o recheio no mesmo dia… e melhor ainda, feito com manteiga ;)
Então vamos para a receita!!!
Ingredientes Massa:
250g de farinha de trigo tradicional ( eu costumo usar tipo 1)
160g de manteiga sem sal gelada e picada
65g de açúcar refinado
1 Pitadinha de sal
1 ovo grande ( aprox 60g)
2 gemas de ovo
1/2 colher de chá de extrato de baunilha
Ingredientes Recheio - “MinceMeat” :
55 gramas de manteiga
240 ml de suco de maçã
2 maçãs grandes, descascadas, sem caroço e raladas
190 gramas de uva passas escuras
90 gramas de uva passas douradas
70 gramas de groselha seca ( se não encontrar você pode substituir por qualquer outra fruta seca da sua escolha)
75 gramas de cranberries ou cerejas secas
100 gramas de figos secos (ou ameixas ou tâmaras), picados
120 gramas de cascas de frutinhas mistas cristalizadas
100 gramas de cerejas cristalizadas, picadas
Raspas e suco de uma laranja
140 gramas de açúcar mascavo
80 ml de rum escuro ou claro
80 ml de conhaque ( Brandy )
1/2 colher de chá de canela em pó
1/2 colher de chá de noz-moscada
1/4 colher de chá de gengibre em pó
1/4 colher de chá de cravo
1/4 colher de chá de sal
Modo de Preparo - Massa:
Em uma tigela mistura a farinha, açúcar o sal e manteiga gelada ( é muito importante que a manteiga esteja bem geladinha para dê o ponto na massa e para que ela não esquente muito na hora de mexer a massa, se você quiser um resultado melhor ainda, você pode fazer essa massa em um processador de alimento, como eu não tinha, eu fiz na mão mesmo)
Com as pontinhas dos dedos, vá incorporando a manteiga na farinha e no açúcar até ficar uma textura de areia bem fininha.
Depois disso adiciona o ovo, as gemas e a baunilha. Mexa até dar o ponto de massa e formar uma bolinha :)
Depois de pronta, embrulhe no papel filme e leve a geladeira por no mínimo 1h antes de usar. Você também pode fazer essa massa com antecedência e assar outro dia, ela pode ficar na geladeira por até 4 dias caso não queira fazer as tortinhas no mesmo dia
Modo de Preparo - Recheio:
Junte todos os ingredientes em uma panela e leve a mistura para ferver e cozinhe em fogo médio até que quase todo o líquido seja absorvido, por volta de 30 a 40min, não esqueça de mexer ocasionalmente. Ele deve ficar com uma aspecto cremoso :)
Retire do fogo e deixa esfriar por 30 minutos.
Quando esfriar armazene em potes esterilizados. Esse recheio dura até 1 mês na geladeira.
Montagem:
Abra a massa da tortinha com aproximadamente 5mm de espessura, corte círculos de aproximadamente 8cm de diâmetro e monte suas tortinhas na forma de “ mini tortas” ou até mesmo em forminhas de empadinhas, aquelas que podem ir ao forno sabe? ficam ótimas também! :)
Caso não tenha forminhas você pode fazer em formato de retângulos e fazer a montagem como se fosse um pastelzinho. Existem várias formas de fazer essa parte da montagem e decoração, é só soltar a criatividade!
Essa parte você pode ver melhor no vídeo onde mostro o passo a passo e algumas ideias no meu Instagram @liliglace.
Depois de prontas, com um pincel, passa um pouquinho de ovos batidos para deixar elas bem douradinhas e então leve ao forno pré aquecido a 180 graus e asse as tortinhas por aproximadamente 12 minutos, ou até elas estarem lindas e bem douradinhas! :)
Hummm…. que delícia, para finalizar, peneire um pouquinho de açúcar impalpável e curta suas tortinhas morninhas e deliciosas!! Esse é o momento mais gostoso de comer suas tortinhas!!!
Espero que goste e que essa receita, alegre muito o seu Natal!
Com Amor
Karol :)