Glacê real com contorno ou sem contorno?! Qual a melhor forma de decorar?!

Quando a gente começa entrar nesse mundo de biscoitos, a gente aprende tantas coisas, técnicas diferentes, jeitos diferentes de trabalhar.

Principalmente no começo, quando começamos a descobrir profissionais que trabalham com os biscoitinhos e a gente vai vendo um biscoito mais lindo que o outro e vem aquela vontade de aprender tudo e entender porque cada biscoito tem uma característica diferente e como fazer para atingir um resultado final igual aquele que você viu nas redes sociais, não é verdade?!

Eu tinha muito isso no começo, depois fui entendo as técnicas e mais importante a diferença e o resultado de cada um para que eu pudesse escolher qual era a melhor pra mim! :)

E uma das perguntas que recebo bastante é qual a diferença e se existe certo e errado em fazer um biscoito com cobertura em glacê real, com contorno ou sem contorno!!

Se você é novo com tudo isso, deve estar se perguntando!! Que raios é glacê com contorno ou sem contorno? hahaha!!

Mas não se preocupe, é bem simples, vou te explicar e depois vou explicar também a diferença, vantagens e desvantagens de cada um deles! :)

Para fazer a cobertura do biscoito com glacê real existem duas técnicas que podemos trabalhar.

A primeira é a técnica com contorno, onde usamos 2 pontos de glacê real para a cobertura. Com o glacê real de ponto cremoso ( que é um pouquinho mais durinho que o glacê fluído), fazendo todo o contorno do desenho ( tipo caderninho de pintura mesmo) e preenchendo com o glacê fluído ( que é aquele mais molinho) nos espaços vazios, como se fosse uma barreira para que seu glacê fluído para que não escorra para fora do seu biscoito.

IMG_1816.jpg

Então aqui nesse biscoito usei a técnica com contorno.

Você consegue ver que tem uma linha laranja e dentro do biscoito uma base azul!?

Essa é a técnica de contorno. :)


E a segunda é a técnica sem contorno, onde usamos apenas 1 ponto de glacê real, o glacê fluído. Mas como não temos o glacê mais firminho ( ponto cremoso) para fazer aquela barreira, precisamos trabalhar com o glacê real fluído um pouquinho mais firme do que trabalhamos na técnica número 1.

IMG_1812.jpg

Aqui usei a técnica sem contorno, com o branco em apenas 1 ponto de glacê .

Repare como a borda é diferente da foto de cima. Consegue ver a diferença?

Então aí que entra a nossa questão, qual das técnicas eu devo usar?! Qual é melhor? Existe certo ou errado?! Como devo escolher qual usar?!

Essas são as perguntas que eu mais recebo, então vim aqui esclarecer pra vocês!!

Bom, primeiro sempre digo que não existe certo ou errado, as duas técnicas são muito legais, e depende muito do resultado final que você busca. Além de achar que o mais importante é que você trabalhe com uma técnica que você se sente confortável! :)

Então vamos aos prós e contras de cada uma:

Técnica com Contorno - Prós

  • Para iniciante, na minha opinião é uma ótima técnica, porque te da uma tranquilidade na hora de preencher os biscoitos, um pouco mais de segurança que o seu glacê fluído não vai vazar do biscoito, porque no começo esse é o maior medo dos alunos.

  • Outra coisa ótima sobre essa técnica é que por ter essa barreira com o glacê mais firminho, você não precisa ser tão exata no ponto do glacê fluído. Outra dificuldade de quem está começando :)

  • Por estarmos trabalhando com o contorno, se você quer um resultado tipo “desenho animado” ou até um contorno de cor diferente, você pode brincar com isso e fica um estilo super legal, então também é uma opção super legal, porque já fica com um acabamento diferente.

  • Para encomenda maiores e com biscoitos de um mesmo estilo, acho essa técnica super prática e bem mais rápida do que a técnica sem contorno.

Técnica com Contorno - Contras:

  • A parte de fazer os contornos para o preenchimento, essa parte exige um pouco de treino e dedicação. Nas minhas aulas, algumas alunas fazem de primeira e outras demoram um pouquinho para pegar essa prática, o que é normal, por nunca terem feito antes, então pode ser um ponto negativo, caso você tenha um pouco de dificuldade com coisas delicadas e manuais.

  • Uma outra questão também pode ser achar o ponto certo do glacê cremoso, que muitas vezes parece mais simples do que o glacê fluído, mas é tão importante quanto ele.

  • Outra questão e essa é uma das que me pega mais, rsrs , é que você vai estar trabalhando com 2 pontos de todas as cores que você fizer, então se estiver trabalhando com muitas cores, acaba tendo mais trabalho nessa parte.

Técnica sem Contorno - Prós:

  • A melhor parte dessa técnica pra mim é o fato de trabalhar apenas com 1 ponto de glacê real, salvando muito do seu tempo na hora de preparar as cores, principalmente se você trabalhar com muitas cores diferentes.

  • O acabamento, também é um ponto positivo pra mim, gosto muito do resultado final, ele acaba ficando com um efeito mais “gordinho” do que os biscoitos com a técnica de contorno, por usarmos um glacê um pouco mais firme.

  • Outra ótima parte dessa técnica é que é feita com um glacê fluído mais firme, o que ajuda evitar muitos problemas que acontecem quando usamos um glacê fluído muito mole.

Técnica sem Contorno - Contra:

  • Uma das partes chatinhas dessa técnica é que por não trabalhar com o glacê de barreira, você precisa saber exatamente o ponto do seu glacê real fluído, é algo um pouquinho mais técnico, então pode ser uma dificuldade para quem está começando!

  • Outra questão é que se tiver uma quantidade muito grande de biscoitos, por não ter o contorno, precisamos sempre dar uma ajeitadinha com o scribe nas laterais, quando são poucos biscoitos você nem sente, mas se é uma quantidade muito grande pode acabar demorando mais do que a técnica de contorno. Por isso quando a quantidade é grande e são biscoitos repetidos eu prefiro a técnica com contorno.

Bom, já falei demais, rsrs, mas acho que é isso, o importante é você aprender as duas técnicas bem direitinho e não ficar presa em uma só, usar as duas ao seu favor para o resultado final que você está buscando, e mais importante de tudo, usar aquela que você se sente mais segura e confortável :)

Qualquer dúvida me escreve aqui nos comentários, me conta qual delas você prefere e como é essa questão pra você! :)

Beijos

Com amor

Karol ( Lili )

Anterior
Anterior

Como tingir o glacê real? Qual tipo de corante usar?

Próximo
Próximo

Qual a maneira mais fácil de fazer glacê real?