Como Lidar com Críticas sobre o seu Trabalho!

Ta aí uma coisa difícil, lidar com críticas!!

Eu como uma boa Ariana e perfeccionista confesso ter muita dificuldade para lidar e digerir críticas ( construtíveis diga-se de passagem, as que não são construtiveis eu não quero nem saber, e jaja vamos falar mais disso).

Quando você trabalha com o que você ama, fica mais difícil ainda né?! Porque aquela crítica sobre o seu trabalho, acaba virando quase que uma crítica diretamente a você, pela entrega e amor que você coloca em cada trabalho que faz.

Tem uma frase que eu vi um dia e achei a melhor coisa do mundo haha, sabe aquela frase “ Faça o que você ama e você não vai precisar trabalhar um dia sequer na sua vida” , então a versão que eu vi era bem mais legal e verdadeira, haha, pelo menos eu me identifiquei muito. Ela dizia:

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“ Faça o que você ama e você vai trabalhar duro demais o tempo todo, sem limites.

E também levar tudo extramamente para o lado pessoal”

haha!! Muito Engraçado né?!

Resolvi fazer esse post, porque estive conversando com algumas seguidoras essa semana e recebi muitas perguntas sobre esse assunto, então achei que poderia ajudar vocês, a lidar melhor com isso ou até mesmo apoiar e fazer com que vocês não se sintam sozinhas nessa :)

Ao longo dos meus 13 anos trabalhando com isso, infelizmente já tive que lidar com críticas e clientes insatisfeitos, graças a Deus, foram poucas as vezes que passei por isso, mas sim, eu já passei por isso e acredito que todo mundo que trabalha com esse tipo de produto já passou ou ainda vai passar.

E acho que a coisa mais importante é entender o porque daquilo, se aquela crítica vem para ajudar o seu trabalho a melhorar, se aquela crítica veio por um erro que você cometeu e o seu cliente tem razão de estar chateado, ou se aquela crítica simplesmente veio porque algumas pessoas gostam de dar opinião no trabalho alheio.

Na minha opinião, entendendo o porque dessa crítica, fica mais fácil de lidar e seguir em frente.

Então vamos as opcões:

*Opção 1 - Uma crítica construtiva, de alguém que quer o seu bem e acredita na sua marca.

Essa é a melhor das críticas, eu sei que é difícil as vezes ouvir sobre o nosso trabalho e mais difícil ainda quando sabemos que é verdade aquilo que aquela pessoa está nos dizendo. Pode ser um cliente que compra sempre e quer dar uma crítica construtiva, pode ser até alguém da família que acompanha seu trabalho, o importante é que essa pessoa quer realmente ajudar no seu crescimento e essa crítica vem para te ajudar a melhorar, então a melhor forma de lidar com ela é entender como fazer melhor da próxima vez, ter a humildade de enteder que você ainda não está aonde você quer chegar, mas que está no caminho certo, pois está aprendendo e testando coisas novas a cada dia. Por isso, aceita, aprende e tanha paciência e seja carinhosa com você mesmo.

*Opção 2 - Um erro que você cometeu na encomenda do cliente e esssa acabou se alterando e falando de uma forma não muito carinhosa.

Essa pra mim é uma das mais difíceis de lidar, isso porque, se você for perfeccionista e auto crítica como eu sou ( eu ainda sou um pouquinho, mas antes eu era bem pior rsrs, mas claro que essas coisas não mudam do dia pra noite né, precisa de muito trabalho, pacoência e terapia rsrs) , você sabe como é difícil se perdoar por um erro que você sabe que você cometeu ou que sabe que poderia ter feito melhor.

Isso já aconteceu comigo uma vez, onde em uma falta de atenção da minha parte, fez com que eu me confundisse e errasse a cor da encomenda da minha cliente, só fui perceber o meu erro, depois de entregar a encomenda dela, e infelizmente a reação e o feedback que eu recebi, não foram dos melhores, vamos dizer assim.

Me martirizei por aquele erro por meses, me senti péssima e a minha confiança no meu trabalho e em mim mesma foram lá embaixo. Acho que isso principalmente pela forma com que a crítica foi feita, sem respeito, empatia ou qualquer coisa do tipo, então acho que em situações como essas, a melhor coisa a fazer ( no meu caso, me senti tão mal que devolvi o dinheiro da cliente, pois não achava certo continuar com aquele dinheiro que me trouxe tanta tristeza ) é entender que infelizmente não podemos controlar a reação ou o tratamente que o cliente vai ter com você se algo der errado, apenas você pode controlar o seu tratamento e reação com o seu cliente. O importante é você agir da maneira correta com seus princípios, como nesse caso eu fiz o que estava ao meu alcance , devolvi o dinheiro, pedi desculpas, aprendi com meu erro prestando mais atenção e mudando alguns processos na hora da venda e então bola pra frente.

Como eu falei, algumas pessoas infelizmente não tem muita empatia e não pensam que aquela pessoa que elas estão criticando tem sentimentos e que fez o seu melhor na hora da encomenda. Por isso, faça sempre o seu melhor em cada encomenda, coloque carinho e amor, trate seus clientes com respeito e se algo assim acontecer, faça o que tiver ao seu alcance, aprenda com seus erros, mas lembre-se de que você é um ser humano, nos não somos perfeitos, as vezes erramos, e tudo bem… o importante é como você vai agir e lidar com essa situação e como aprender para diminuir os riscos de isso acontecer de novo. :)

*Opção 3 - Pessoas que gostam de dar opinião no trabalho alheio.

Essa é uma das bem chatas, mas na minha opinião a mais fácil de lidar.

Eu acredito que críticas construtivas são muito boas para o seu crescimento, mas acho importante você ver da onde essa crítica está vindo, de pessoas que estão assim como você tendo a coragem de se desafiar e tentar algo novo, trabalhando com algo que ama, ou essa crítica está vindo de uma pessoa que não está fazendo nada de especial com a vida dela e quer apenas jogar palavras ao vento sem entender o verdadeiro significado para a pessoa do outro lado?!

Se for a opção 1 , analise e entenda o que pode melhorar, use isso para crescer e ficar cada dia melhor, se for a opção 2, simplesmente ignore, essas pessoas não entendem o seu sonho e o que isso significa na sua vida, então ela não merece sua atenção e o seu precioso tempo.

Uma vez ouvi minha irmã me deu um exemplo muito legal que acho que se encaixa muito nesse momento, que é sobre esse tipo de situação onde alguém te faz uma crítica ou quer simplesmente te tirar do sério.

Que é então imaginar essa situação como se essa pessoa estivesse te oferencendo um pedaço de torta, você tem a opção de comer essa torta que não foi feita com amor e que vai te dar uma bela dor de barriga mais tarde, ou você tem opção de devolver o pedaço pra ela e dizer, não obrigada, eu não estou afim de comer essa torta agora e então continuar com o seu dia sem aquele “ pedaço de torta” que iria cair super mal e estregar todo o seu dia e a sua vibe, que seria aquela crítica desnecessária!

hahah, não é demais?! :)

Então é isso, espero que eu tenha ajudado você a não se sentir sozinha e para que a próxima vez que isso acontecer ( espero que não aconteça , mas se acontecer estamos que estar preparadas né) , você possa saber identificar qual dessas 3 opções e lidar com ela da melhor maneira possível!!

De qualquer forma, saiba que você está fazendo seu melhor e parabéns pela coragem de seguir os seus sonhos e trabalhar com algo tão artesanal que é a Confeitaria :)

Um Beijo

Com Amor

Karol ( Lili )



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